Governo inclui Itabuna na ´Rota do Chocolate´

Itabuna
Ed Ferreira

 

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, assegurou ao prefeito Claudevane Leite, durante audiência em Salvador, a inclusão de Itabuna na “Rota do Chocolate”. Ficou definido que técnicos da Bahiatursa e da Secretaria de Turismo – Setur discutirão, no início de julho, com servidores do município e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) detalhes para a implantação do projeto.  

Os técnicos vão fazer o mapeamento de elementos históricos, culturais, arquitetônicos e gastronômicos que garantam a inclusão do município no roteiro turístico do estado. Além disso, será definido um calendário turístico para o Município, incluindo o Carnaval antecipado, o São João Cultural e um Festival da Primavera de Cultura e Arte com foco na cultura do cacau e ênfase para o resgate da relação do escritor Jorge Amado com Itabuna.

Vane destacou que as ações vão ajudar a movimentar o comércio durante o ano inteiro, proporcionando geração de novos empregos e renda, além de lazer para os moradores de Itabuna e municípios circunvizinhos. “Será elaborado um calendário de eventos, com realização de festas populares, feiras de negócios e gastronômica”, assegurou o prefeito, que vê no turismo cultural e de negócios uma opção para criação de mais empregos.

O secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, observou que a inclusão de Itabuna na “Rota do Chocolate” é uma forma de valorização da cultura e assegura a divulgação do município entre os destinos turísticos da Bahia. “Itabuna que já é o principal polo de comércio e serviços passará ser divulgado como destino turístico”, afirmou, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins.

O programa “Rota do Chocolate” vai permitir ao visitante passear por fazendas de cacau, acompanhando todo o processo de coleta e preparo da amêndoa, terminando o tour com deliciosa degustação da guloseima. O programa foi lançado pela Bahiatursa, com dois roteiros turísticos visando agregar valor à Costa do Cacau: são Caminhos do Cacau I e II que incluem passeios por fazendas cacaueiras, rios, cachoeiras, mangues e praias.

O primeiro destino, com seis dias, passa por cidades como Ilhéus, Itacaré, Una, Uruçuca e Canavieiras e inclui visitas a comunidades indígenas, passeio de chalana no Rio Pardo até a Ilha das Garças e banho de cachoeira. Já a segunda opção coloca o turista em contato com todos os processos de beneficiamento da amêndoa de cacau em cinco dias de viagem.